Desde 2002 a OZ Engenharia possui convênio de cooperação científica com a PUCRS para aperfeiçoamento tecnológico de seus produtos, tendo aplicado investimentos nos laboratórios de química analítica, processos ambientais e conversão de energia. Através dos termos aditivos gerados pela AGT (Agência de Gestão Tecnológica) são desenvolvidos projetos de P&D&I onde alunos são financiados através de bolsas de iniciação científica e mestrado com recursos privados da OZ, e os laboratórios recebem equipamentos de ozônio
Em 2005 instalou sua filial no Parque Tecnológico da PUCRS (TECNOPUC), para centralização das pesquisas, criando o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Limpas, trabalhando em conjunto com os laboratórios de Universidades conveniadas.
Através do ETT (Escritório de Transferência de Tecnologia) a OZ tem o apoio necessário para encaminhamento e proteção de suas descobertas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Graças a parceria, a OZ possui sete marcas registradas e mais dois produtos com patente requerida.