Em 2012, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul, com a parceria de diversas entidades, realizará a XIX Semana Interamericana e XII Semana Estadual da Água do RS, com atividades que ocorrerão de 29 de setembro a 6 de outubro, em diversas cidades do Rio Grande do Sul, com foco na conscientização da sociedade para a necessidade de cuidados e responsabilidades com nossos recursos hídricos.

A temática da Semana Estadual da Água em 2012 é "Para onde vai a água que usamos?", dando sequência ao questionamento do ano passado: "De onde vem a água que usamos?". O objetivo primeiro é informar à comunidade que a água que se usa retorna para o ambiente, gerando impactos, muitas vezes negativos devido a contaminações.

Todo ano, o Fórum Gaúcho de Produção mais Limpa-FGPmaisL  associa-se à OZ Engenharia e ao TECNOPUC na realização de um evento GRATUITO relacionado ao tema, que neste ano tratará do problema O USO DO OZÔNIO NO COMBATE Á CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS COM AGROTÓXICOS.
 ABAIXO seguem as informações do evento e uma imagem que mostra de forma simples, a importância da instalação de pátios de descontaminação para tratamento da calda proveniente da lavagem de aviões e tratores pulverizadores de agrotóxicos. Atualmente existe a exigência para construção do pátio apenas para pulverizadores da aviação agrícola, porém a legislação ainda não conseguiu estender a obrigação para os tratores pulverizadores, que somam 90% dos aplicadores de agrotóxicos.   

Como roteiro de programação do evento serão apresentadas 3 palestras:
- a primeira tratando da ocorrência de agrotóxicos na água potável, da chuva e contaminação dos lençóis freáticos, com pesquisador da UFPel;
- a segunda abordaria os impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente, com representante da Comissão da ABRASCO que elaborou o Dossiê sobre os impactos na saúde e no meio ambiente pelo uso de agrotóxicos;
- a terceira tratando da vantagem do uso de ozônio como alternativa de minimização desses contaminantes, com especialista do MAPA.
- Encerramos com uma Mesa Redonda de debate da qual participam os 3 palestrantes, juntamente com representantes do IBAMA, do Senado Federal, do CEVS e da Assembléia Legislativa do RS, para discutir a situação atual da contaminação com agrotóxicos no Brasil, também a necessidade de novas complementações na legislação vigente, com a inclusão de novos conceitos e tecnologias anti poluição previstas na Constituição Federal e, ainda, abordar a necessidade de incentivos para a implantação das novas técnicas de combate a esses impactos.

O evento é gratuito, clique no link da figura abaixo para fazer a sua inscrição. Veja também o infográfico sobre o tema que será abordado.
 
 

Outras informações:

http://youtu.be/SpzXQ3mjuBo

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/08/no-ceara-pesquisa-alerta-para-os-riscos-do-uso-de-agrotoxicos.html

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/08/uso-de-agrotoxicos-traz-problemas-ambientais-e-ja-causou-ate-um-crime.html