De 13 a 22 de junho de 2012, acontece no Rio de Janeiro a RIO+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Rio+20 é assim denominada porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92, ou Eco 92 como ficou conhecida) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

A programação contempla diversos níveis da sociedade, engajando o mundo em uma discussão global para a construção de um futuro mais sustentável. Assim como aconteceu na Eco 92, diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas irão participar da Conferência. Os dois temas centrais de discussão da Rio+20 serão: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobrezaEstrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Vários setores do governo brasileiro criaram ações para somar à programação do evento . O Ministério da Cultura (MinC) lançou o hotsite Cultura e Sustentabilidade e promove durante a Rio+20, debates, mostras de filme, exposições de arte, entre outras ações, tudo relacionado ao meio ambiente.

Os Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Turismo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), lançaram na Semana do Meio Ambiente o Passaporte Verde. A ação visa estimular o turista a adotar um comportamento de consumo responsável, e assim dar a sua contribuição para a conservação da natureza e a valorização da cultura dos destinos visitados, tornando a viagem mais prazerosa e recompensadora tanto para o turista quanto para a comunidade visitada.

Quem não estiver no Rio de Janeiro pode acompanhar o evento pelo site oficial: http://www.rio20.gov.br/.