Na quinta-feira, dia 30 de setembro a OZ Engenharia juntamente com o Fórum Gaúcho de produção mais limpa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente/SEMA, promoveu o Ciclo de Palestras: A Otimização no uso dos recursos hídricos em setores produtivos e serviços.

O evento contou com a presença maciça de um público interessado na manutenção e preservação de nossos recursos naturais, sobretudo da água. Estavam entre os participantes representantes de órgãos municipais e estaduais como a SEMA, FEPAM, SMAM, DMAE, CORSAN, CEEE, CIENTEC e Banrisul, além de estudantes e empresários do setor Ambiental.

A primeira palestra, ministrada por Ricardo Furtado (Engº e Fiscal do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), trouxe ao conhecimento do público presente as exigências desse Ministério em relação ao tratamento de resíduos de agrotóxicos provenientes da pulverização da aviação agrícola. A Instrução Normativa 002/2008 que passou a vigorar em junho de 2010 determina que toda a aeronave que realize pulverização de agrotóxicos, providencie o tratamento deste resíduo e a armazenagem em tanque de contenção adequado. A recomendação é que este tratamento possa ser feito com ozônio, que após testes realizados se mostrou a melhor opção na relação custo x eficácia.

Daniel Medeiros responde as dúvidas sobre certificações LEEDDaniel Medeiros responde as dúvidas sobre certificações LEED
 

Na segunda palestra, Daniel Medeiros esclareceu as dúvidas da platéia com relação à certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) – Green Building. Para conseguir essa certificação a construção deve atender alguns pré-requisitos relacionados à sustentabilidade determinados pela USGBC - United States Green Building Council. Sendo submetidos a uma pontuação de acordo com o nível da classificação LEED, essa certificação só será efetivada após a construção do prédio e a confirmação de que os pré-requisitos foram atendidos. “A certificação LEED é uma tendência para os novos prédios”- afirmou Daniel.

Rafael Zaneti explanou na terceira palestra sobre a reciclagem da água na lavagem de veículos. Uma prática que inova tanto na economia de água quanto na diminuição do custo final para a realização deste serviço. Rafael trouxe um exemplo de produto que tem seu início na pesquisa acadêmica e é colocado em prática com aceitação pelo mercado.

Na quarta e última palestra, Manuel Strauch nos apresentou as vantagens das estações de tratamento compactas e os exemplos que já funcionam na Europa, salientando a aplicabilidade dessa tecnologia no Brasil.

No encerramento do Ciclo de Palestras a OZ Engenharia presenteou a quem assistia o evento com uma intervenção cênica, com concepção de Daniel Anillo, onde Aline Karpinski e Michel de Paula interpretaram através da dança, a luta entre o Homem e a força da Água. O Homem acaba se dando conta do mau que está fazendo para a natureza e que não pode viver sem ela.

O Ciclo de Palestras aconteceu em comemoração à 17ª Semana Interamericana e 10ª Semana Estadual da Água com realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES (http://www.abes-rs.org.br/semana_da_agua/2010), em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente - Sema (http://www.sema.rs.gov.br).

Ricardo Furtado fala sobre o tratamento de resíduos de agrotóxicos

Ricardo Furtado fala sobre o tratamento de resíduos de agrotóxicos

Manuel Strauch, Rafael Zaneti e Ana Cruzat

Manuel Strauch, Rafael Zaneti e Ana Cruzat

Fábio Rahmeier - Diretor OZ Engenharia e Ana Cruzat - Assessora SEMA

Fábio Rahmeier - Diretor OZ Engenharia e Ana Cruzat - Assessora SEMA