Certificações ISO são almejadas por muitas empresas para atestar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos ou para padronizar procedimentos. A mais famosa é a ISO 9001 que designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral. Agora, com os cuidados com o Meio Ambiente tão em alta, a certificação aspirada, principalmente por indústrias é a ISO 14001 – Norma internacional que especifica processos para controlar e melhorar o desempenho ambiental de uma organização.

ISO quer dizer: Organização Internacional para Padronização (em inglês: International Organization for Standardization; em francês: L’Organisation internationale de normalisation). Organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 162 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

A ISO 14001 define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental. Para a obtenção e manutenção do certificado, a organização tem que se submeter a auditorias periódicas, realizadas por uma empresa certificadora, credenciada e reconhecida pelos organismos nacionais e internacionais.

Nas auditorias são verificados o cumprimento de requisitos como:

– Cumprimento da legislação ambiental;

– Diagnóstico atualizado dos aspectos e impactos ambientais de cada atividade;

– Procedimentos padrões e planos de ação para eliminar ou diminuir os impactos ambientais sobre os aspectos ambientais;

– Pessoal devidamente treinado e qualificado.

Empresas que possuem esse selo ganham credibilidade perante seus interlocutores, sejam eles clientes, fornecedores ou funcionários. Hoje, grandes empresas buscam parcerios comprometidos com a responsabilidade ambiental.

Além disso, o desenvolvimento aliado à sustentabilidade, ajuda na melhor gestão dos recursos trazendo benefícios de imagem, financeiros e de fato, para o Meio Ambiente.

A OZ Engenharia trabalha com tecnologia limpa, que auxilia na diminuição de impactos ambientais. Nossos equipamentos utilizam ozônio, gás derivado do oxigênio que se dissipa facilmente sem deixar resíduos. No tratamento de água, por exemplo, o processo ganha aliados como as membranas de microfiltração e filtros de carvão e areia, conforme a necessidade de cada projeto. Empresas como Memphis e GKN, são nossos clientes e utilizam equipamentos da linha de Tratamento de Água e Efluentes para atender requisitos solicitados pelas normas da ISO 14001.

 

Saiba mais sobre a ISO no site oficial.