O Dia Mundial do Ambiente é celebrado no dia 5 de junho e foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Quarenta anos depois, o assunto está em alta e mobiliza um número cada vez maior de pessoas, organizações governamentais ou não, chefes de estado, etc.

Em 2012, o tema escolhido para discussão pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) foi Economia Verde. Tema que também será discutido na da Rio+20, Conferência da ONU para o desenvolvimento sustentável, que ocorre de 13 a 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro.

O Pnuma define economia verde como uma que resulte em melhoria do bem-estar humano e da inclusão social ao mesmo tempo em que reduz de forma significativa os riscos ambientais e a escassez ecológica. É muito atrelada à questão das emissões de carbono, mas também refere-se ao uso eficiente dos recursos e inclusão social.

Consumir produtos que degradem menos o ambiente é a faceta mais popular, mas mudar o consumo também está incluído no conceito. A crise econômica atual, apontada por alguns como a pior crise financeira desde a de 1929, é um sinal de que precisamos mudar o rumo. E a economia verde é apontada como o caminho.

Fonte: UOL