Na conferência Eco-92, entre outras resoluções foi sugerido um dia para reflexão, conscientização e debates sobre a água. No ano seguinte (1993) a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), declarou que o 22 de março de cada ano seria o Dia Mundial da Água. O tema deste ano é: Água e Segurança Alimentar.

Muitos eventos serão realizados ao redor do mundo para celebrar a data, com debates, seminários, palestras, entre outros. Mas só falar sobre o assunto não resolve o problema da crescente escassez da água no mundo. São 7 bilhões de pessoas no planeta e além da água que bebemos, utilizamos quantidades elevadas dos recursos hídricos para produzir e preparar os alimentos.

Uma das ações que podemos fazer no dia-a-dia para contribuir com a preservação da água é ter uma dieta saudável e reduzir o desperdício de alimentos. Segundo o site da Agência Nacional de Águas (ANA), 30% dos alimentos produzidos no mundo inteiro nunca serão consumidos e a água usada para produzi-los é perdida.

Foto: Ricardo Zig Koch Cavalcanti / Banco de Imagens ANA

Ações simples como fechar a torneira ao escovar os dentes ou não usar mangueira para lavar a calçada, até ações mais complexas como reuso de água devem ser incorporadas cada vez mais em nosso cotidiano. A OZ faz a sua parte fabricando equipamentos a base de ozônio que auxiliam na desinfecção e reuso de água além de sistemas para o descarte ambientalmente correto de líquidos tóxicos, evitando que estes contaminem o meio ambiente.

No Brasil, a Agência Nacional das Águas criou um hotsite para divulgar os eventos relacionados ao dia mundial da água em nosso país, o Águas de Março. Para saber mais sobre os eventos que acontecerão ao redor do mundo, clique aqui.