O Limpa Brasil Let’s do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente. A ideia é convidar os cidadãos para ajudar a limpar suas cidades em um dia. Idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak, o movimento Let´s do it! aconteceu pela primeira vez na Estônia, em 2008, e envolveu 50 mil voluntários, retirando 10 mil toneladas de lixo das praças, ruas e florestas em um período de apenas 5 horas.

No Brasil, a campanha Limpa Brasil Let´s do it! chega com o objetivo de reunir meio  milhão de pessoas na limpeza de 14 das maiores cidades brasileiras.  O projeto terá duração de dez anos e tem o objetivo de despertar a sociedade para os problemas relacionados ao descarte indevido do lixo. A primeira ação do movimento aconteceu no Rio de Janeiro, no início de junho, e reuniu mais de 6 mil pessoas, que recolheram 17 toneladas de materiais recicláveis do espaço público em um dia de mobilização.

A divulgação do movimento conta com uma propaganda onde artistas, declaram “Eu sou catador”. Esta ação busca incentivar a participação da população nas ações de limpeza do movimento por meio da reflexão: se essas pessoas se consideram catadoras, porque eu também não seria?

A principal meta é despertar a  responsabilidade individual do cidadão  em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e, o que é mais importante, mantê-las limpas. Na primeira fase do projeto (2011/2012), o foco é a realização de grandes ações de
mobilização para a limpeza das cidades. Até novembro deste ano, além do Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte receberão a iniciativa.

Os interessados em participar do movimento devem se cadastrar pelo site www.limpabrasil.com, no qual há quatro opções de voluntariado: divulgação, organização, logística e dia da ação.

Cidades que já confirmaram participação:

Rio de Janeiro – 06 de junho
Brasília – 21 de agosto
Goiânia – 26, 27 e 28 de agosto
Campinas – 25 de setembro
São Paulo – 01 a 22 de outubro

Abaixo o vídeo de divulgação da campanha. Para saber mais acesse: www.limpabrasil.com.