O artista plástico uruguaio Juan Muzzi, que mora no Brasil há 41 anos, encontrou um destino realmente sustentável e útil para o plástico das garrafas PET. Ele faz bicicletas! O projeto levou 12 anos para ficar pronto e há um ano e meio o produto está sendo produzido sob encomenda na fábrica fundada por Juan em São Paulo.

No processo de produção, o plástico granulado é misturado a outras substâncias químicas e injetado em um molde de aço. Um quadro pode ser feito em apenas dois minutos e meio. Quando é feito somente de PET são utilizadas 200 garrafas.

A bicicleta feita de garrafas PET já faz tanto sucesso que mesmo com a produção mensal de 15 mil unidades, há uma fila de espera de pelo menos 2.500 pessoas para adquirir o produto. O valor de cada bicicleta fica entre R$ 400,00 e R$ 3.000,00, dependendo dos acessórios escolhidos pelo cliente.

A grande procura se justifica pelas vantagens, pois, o plástico é mais resistente, flexível e barato. Além disso, não enferruja, tem amortecimento natural e sua fabricação ainda transforma resíduos sólidos em um novo produto, beneficiando o meio ambiente.

As encomendas podem ser feitas pelo site http://www.muzzicycles.com.br/.
Com informações do site da MuzziCycles e do site Ciclo Vivo.