Muitas vezes falamos que refrigerante em garrafa de vidro é mais gostoso, e isso realmente não se trata de invenção, e sim uma constatação científica. Embora o líquido em questão seja o mesmo, o sabor é de fato alterado por inconvenientes de cada embalagem, por exemplo: os polímeros (compostos químicos) do plastico da garrafa PET escapam para o líquido, já a latinha, acelera a saída do gás, entre outros exemplos que vou citar abaixo. Mas também temos que levar em consideração o fator psicológico, que fica condicionado de tanto repetirmos sobre o sabor ser melhor em componentes de vidro, desde cedo aprendemos que vinho se toma em copo de vidro e não de plástico e isso serve para outras bebidas como cervejas, sucos e refrigerantes.

Até o famoso guaraná Jesus do maranhão se rendeu a embalagem plástica, será que Jesus salva o sabor ?
Entenda como cada embalagem altera o sabor da bebida:
- PET
Há componentes que escapoam da embalagem para o líquido. Que componentes são esses? Os polímeros, micropartículas do plástico que se desprendem da garrafa e se misturam com o líquido. Por isso o gosto diferente do seu refrigerante de 2 litros.
- LATINHA
Por ser feita de alumínio é a embalagem que gela mais rapidamente, porém quando a temperatura aumenta o gás carbônico, responsável pelo gás da bebida escapa mais rápido.
- VIDRO
A preferida da grande massa. Pois o vidro é um material impermeável e que demora anos para interagir quimicamente com o conteúdo. E tem um índice de porosidade menor do que a da PET e do alumínio, ou seja, retém muito mais o CO2.
- MÁQUINA
No caso dos refrigerantes, o gás carbônico e o xarope vem da fábrica, porém a água, que é um ingrediente fundamental do sabor da bebida, é filtrada no própio estabelecimento. Dái as vezes um gosto bom já outras vezes nem tanto, uma boa solução seria o uso do ozônio no tratamento dessas águas, que não deixa resíduos e assim não influenciando no gosto.
Não tenho argumentos para afirmar sobre a permeabilidade do PET influenciar no gosto dos alimentos. Acredito que para criticar o uso do material temos que primeiramente pesquisar e fornecer fontes. Isto deixa as afirmações vagas e sem comprovação científica.
Tudo bem Giulli, qualquer publicação no Blog da OZ passa por pesquisa e fonte especializada, somos todos pesquisadores aqui na empresa, e procuramos sempre passar as informações com o princípio da imparcialidade. Segundo este princípio, os artigos do blog da OZ Engenharia devem ser imparciais, ou seja, devem ser escritos em uma forma com a qual ambos (ou todos) os lados envolvidos possam concordar com ele. Por exemplo, ao lidar com temas esportivos, a publicação deve estar escrita de forma a que torcedores do time em questão, torcedores de outros times, jogadores e até quem não gosta de esporte possam aceitá-lo.
Essa publicação foi apenas uma conclusão de estudos retirados desse artigo (http://tinyurl.com/3mqdxds) e inúmeras outras pesquisas feitas com embalagens. Não estamos julgando, concordando ou discordando, apenas publicando e repassando informações reais, pesquisadas e de fontes seguras, mas entendemos todas as posições e se você tiver estudos diferentes que possam nos ajudar num outro ponto de vista, pode nos passar que com certeza publicaremos aqui no Blog. Obrigado por entrar em contato e sempre que quiser nos mande suas considerações.
Obrigado pelo retorno Daniel Anillo! Realmente fontes são importantes, ainda mais nessa terra virtual. Sigo visitando o blog periodicamente porque é interessante e acrescenta nas minhas buscas. Parabens pelo otimo trabalho.
muito bom adorei o blog!!
Muito bom !
muito bom os seus post!
excelente !