De 1º a 8 de outubro acontece em todo o Rio Grande do Sul, a 18ª Semana Interamericana da Água e 11ª Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul – promovida pela Abes-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – seção Rio Grande do Sul) em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais. As atividades tiveram início nesse sábado, 1º de outubro, Dia Interamericano da Água, com uma ação dirigida a escolares, na Quinta da Estância Grande, em Viamão/RS. A abertura oficial foi no domingo, em Santa Maria/RS, com duas atividades na Estação das Águas e Pedalando pela Vida com a Corsan.

Este ano, pela primeira vez, o programa é organizado por bacias hidrográficas, regiões em que toda a água converge para um mesmo curso principal. O Rio Grande do Sul tem 25 bacias hidrográficas, e cada uma tem um Comitê de Bacia Hidrográfica, com representantes dos usuários da água, da população da bacia e também do Estado, que é o gestor e proprietário das águas.

O objetivo da Semana da Água é ajudar a alcançar as metas estabelecidas pela comunidade internacional, contidas na Agenda 21 e na Declaração do Milênio (até 2015, reduzir em 50% o número de pessoas sem acesso à água potável e ao saneamento básico no planeta).  As ações promovidas na Semana da Água visam a 1) discutir e aprofundar questões relativas à água, em todos os níveis, 2) impulsionar a execução de programas e projetos em defesa da água e 3) incentivar a cooperação entre as pessoas, para que cada um faça a sua parte em favor da sustentabilidade.

No Brasil, a Semana Interamericana da Água foi celebrada pela primeira vez em 1994, no Rio Grande do Sul. Foi inspirada no Dia Interamericano da Água, criado pela Opas (Organização Panamericana da Saúde) e pela Aidis (Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental) no XIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cuba, 1992). Após a primeira celebração do Dia Interamericano da Água, a Abes considerou que o período era muito curto, instituindo, então, a Semana da Água, que é promovida todos os anos, tendo como início o primeiro sábado do mês de outubro data em que comemoramos o Dia Interamericano da Água.

Veja a programação completa no site oficial do evento.

Com informações do site da Corsan.